nireas

Registo

Co-Financed Logos

Este projeto é co-financiado pela Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas a perspetiva do seu autor, não podendo a Comissão Europeia ser responsabilizada por qualquer uso da informação aqui disponibilizada.

Supported by the DI-XL project related with the dissemination and exploitation of LLP results through libraries

NIREAS – E-LEARNING para tratamento de águas residuais

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Transferir

A proposta visa transferir e combinar os resultados inovadores de dois projetos: o projeto CAST- Competências e Habilidades em Turismo (ES/03/B/PP- 149.018) e do projeto de Avaliação de Competências-WET no Setor de Tratamento de Água (ES / 07/LLP-LdV/TOI/149056). CAST analisa as competências profissionais no sector hoteleiro dos seus países parceiros, que foram afetados pela introdução das TIC e o seu reconhecimento e acreditação a nível europeu. O resultado inovador do projeto consiste na criação de uma metodologia de acreditação que facilita o reconhecimento das competências adquiridas através de atividades informais e não-formais no setor. O WET é um projeto que foi concluído em setembro de 2009. O resultado do desenvolvimento, e que vai ser transferido para o projecto Nireas, é o perfil profissional do operador de estações de tratamento de águas residuais. Este é um perfil profissional que foi baseado no modelo do Quadro Europeu de Qualidade (EQF) e que descreve analiticamente as habilidades e competências, os desempenhos profissionais e os critérios de desempenho para este trabalho específico.

A metodologia de acreditação do projecto CAST vai ser transferida (1) a partir de uma abordagem setorial do setor de hospitalidade para o setor WRM (a partir dessa abordagem, as adaptações serão limitadas uma vez que algumas partes da metodologia já foram transferidas para o setor no âmbito do projecto WET). (2) a partir de uma abordagem geográfica, uma vez que os resultados do projecto serão transferidos para novos países europeus (Roménia, Portugal) e regiões (Andaluzia) que não faziam parte do consórcio anterior. (3) vai ser adaptado às necessidades específicas de certificação e acreditação de habilidades e competências obtidas através de cursos e-learning.

O perfil profissional do projeto WET vai ser transferido dentro do mesmo setor. As habilidades do perfil foram especificados, mas não há materiais de formação disponíveis. Portanto, o perfil profissional do WET, será usado como base para o desenvolvimento do material de e-learning. O conteúdo dos módulos de e-learning terão que fornecer aos alunos as habilidades e competências tal como estão descritos no perfil (mesmo que a ênfase seja dada às habilidades e competências descritas no perfil para o qual  as lacunas possam ser detectadas durante a estudo inicial).